Explorações Conjuntas
A dimensão Explorações Conjuntas situa o novo servidor público no contexto específico do Mapa e está orientada pela promoção de uma cultura institucional de respeito, inclusão e equidade. Seu conteúdo é fundamentado no Guia Lilás de prevenção e enfrentamento ao assédio e na Portaria nº 766/2025 do Mapa. Os cursos e oficinas desta etapa abordam o combate ao assédio moral e sexual, ao racismo institucional, às desigualdades de gênero e o fortalecimento de práticas comunicacionais baseadas na escuta, empatia e não violência.
Essa formação é essencial para garantir ambientes de trabalho saudáveis e colaborativos, em que todos os servidores sejam respeitados em sua diversidade e tenham voz ativa na construção de relações horizontais e respeitosas. A dimensão incentiva o servidor a reconhecer práticas discriminatórias, intervir quando necessário e promover atitudes alinhadas aos valores de ética, acolhimento e paz institucional.
Atenção!
Fique atento à data limite para finalizar os cursos, pois, após a matrícula, é preciso finalizar os cursos em até um mês! Por isso, orientamos que o novo servidor realize um curso de cada vez.
Lista de Soluções Educacionais da dimensão Explorações Conjuntas
O servidor que ingressou no Mapa em 2025 por meio do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) deve realizar as formações descritas a seguir. É de responsabilidade do novo servidor a realização dos cursos e o arquivamento dos certificados, para posterior submissão e aprovação no estágio probatório.
Conhecendo o Mapa: Imersão (40h) – EM BREVE
Objetivo: Conhecer a estrutura e atuação do Mapa e interagir com outros servidores de diferentes setores e departamentos.
Modalidade: Evento online
Conhecendo o Mapa: Ambientação (8h) – EM BREVE
Objetivo: Definir o papel do Mapa, sua estrutura e conhecer, em linhas gerais, os seus sistemas e funcionamento.
Modalidade: Educação a Distância (autoinstrucional)
Objetivo: Conhecer e refletir sobre o Assédio Moral no trabalho, estabelecer paralelos com a realidade que você vivencia e refletir se algo na sua conduta profissional ou no seu ambiente de trabalho precisa ser revisto.
Modalidade: Educação a Distância (autoinstrucional)
Objetivo: Conhecer os principais conceitos e pilares para a realização de uma comunicação mais assertiva e empática.
Modalidade: Educação a Distância (autoinstrucional)
Objetivo: Explorar os fundamentos essenciais para impulsionar a transição de uma cultura capacitista para uma cultura fundamentada em direitos humanos e equidade, sob uma perspectiva contemporânea.
Modalidade: Educação a Distância (autoinstrucional)