Gestão por Competências
C H A (de sucesso) = Conhecimentos + Habilidades + Atitudes
Conhecimento (Saber O QUÊ, O PORQUÊ - Informação sobre informação)
Saber teórico que as pessoas precisam possuir para desempenhar com excelência seus cargos, funções, tarefas ou atividades. Inclui a formação escolar, as capacitações extracurriculares ou em serviço.
Excelência
Qualidade do que é excelente; superior; que excede; que é de ótima qualidade; que é muito bom.
Habilidades (Saber COMO FAZER - como executar as atividades, como lidar com situações diversas)
Correspondem à capacidade de aplicar ou adaptar o conhecimento adquirido para a realização e o aumento da eficiência e eficácia das ações.
Eficiência
Virtude ou característica de alguém ou algo ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios.
Eficácia
Característica de alguém ou algo de alcançar resultados planejados, alcançar objetivos, e metas.
Atitudes (Saber SER E CONVIVER - querer fazer, ter determinação, imprimir sua identidade nas suas ações).
Comportamento ditado por disposição interior; maneira, conduta. Refletem a forma como a pessoa expressa seu desempenho. Se realiza suas atividades do dia-a-dia de forma alinhada aos valores, ao padrão cultural, aos princípios e às normas da instituição ou da sociedade.
COMPETÊNCIA
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores ou empregados requeridos, visando ao alcance dos objetivos da instituição.
Desempenho
Ação ou efeito de desempenhar(-se); Cumprimento de obrigação ou de promessa; execução.
COMPETÊNCIA DESDOBRADA EM CHA
COMPETÊNCIA: Comunicação
DESCRIÇÃO OPERACIONAL: Transmitir com coerência e clareza as informações necessárias ao trabalho, utilizando os canais adequados.
CONHECIMENTOS:
Formas de Comunicação com a mídia;
Língua Portuguesa ou do Idioma identificado;
Técnicas de Comunicação; e
Veículos Institucionais de Comunicação.
HABILIDADES:
Adequar a linguagem conforme o público alvo;
Criar, utilizar e disseminar o uso dos espaços de comunicação da organização;
Expressar ideias com clareza e objetividade na língua portuguesa (ou no idioma em foco); e
Transmitir as informações técnicas corretamente.
ATITUDES:
Abertura às críticas e sugestões;
Flexibilidade; e
Respeito às opiniões diversas.
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS GERAIS
Conjunto de competências comuns a todos os gestores da instituição. Competências Individuais Gerais Conjunto de competências comuns a todos os servidores da instituição.
Gestores
Aqueles que ocupam cargos ou funções de chefia, responsáveis pela coordenação das atividades e resultados da área sob sua gerência, por Projetos ou Indicadores Estratégicos da Organização.
Competências Gerenciais Gerais mapeadas
Liderança
Valorização de pessoas
Visão estratégica com foco em resultados
COMPETÊNCIAS INSTITUCIONAIS E INDIVIDUAIS GERAIS
São as competências necessárias à instituição, percebidas pela sociedade, comuns a todos os servidores ou empregados da organização.
Competências Institucionais e Individuais mapeadas
Excelência na prestação de serviços
Autodesenvolvimento
Ética e transparência
Excelência administrativo operacional
Flexibilidade para mudanças e capacidade de se adaptar e inovar
Foco em resultados
Gestão compartilhada
Gestão do conhecimento e da informação com trabalho em rede
Negociação
Proatividade
Relacionamento interpessoal
Sustentabilidade na tomada de decisões
Trabalho em equipe
Visão sistêmica e integrada
COMPETÊNCIAS SETORIAIS GERENCIAIS TÉCNICAS
Conjunto de competências gerenciais dos gestores de uma unidade setorial.
COMPETÊNCIAS SETORIAIS INDIVIDUAIS TÉCNICAS
Conjunto de competências individuais técnicas dos servidores das equipes de uma unidade setorial.
COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS GOVERNAMENTAIS
São as competências comuns a todos os servidores da Administração Pública Federal.
Competências Institucionais e Individuais mapeadas
Atendimento ao Público
Comunicação
Ética
Orientação para Resultados
Visão Sistêmica
CURSOS PRESENCIAIS
São uma forma de aprendizagem planejada e coletiva que versa sobre um determinado tema. A participação do servidor está condicionada à sua inscrição no site. Os cursos serão programados levando-se em conta as prioridades do MAPA e as demandas solicitadas à Escola de Gestão da Agricultura, possuindo regras e um processo de certificação formal.
CURSOS ONLINE
São cursos que sugerem o autodesenvolvimento e que permitem ao servidor escolher o melhor momento de acessar seus conteúdos e concluir seu aprendizado. Podem ou não apresentar uma avaliação ao ser finalizado.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Metodologia de gestão moderna por um processo sistemático e contínuo de desenvolvimento de pessoas de uma organização com base no monitoramento das competências necessárias ao alcance dos seus objetivos estratégicos.
Sistemático
Organizado, uniforme, regular, ordenado, constante.
LACUNA/GAP DE COMPETÊNCIA:
Discrepância entre as competências já adquiridas e aquelas necessárias para o melhor desempenho dos cargos e funções, visando à consecução dos objetivos organizacionais.
Discrepância
Característica daquilo que discrepa; desigualdade, diferença, discordância.
MAPEAMENTO E DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS
O Mapeamento de Competências identifica as competências técnicas, comportamentais e atitudinais necessárias à excelência de desempenho de cada cargo ou função das áreas de atuação para o atingimento dos Objetivos Estratégicos da organização.
Objetivos Estratégicos
Resultados que a organização pretende atingir que se constituem base do seu Planejamento Estratégico que, por sua vez, norteiam as estratégias específicas. São enunciados como alvos precisos e focalizam indicadores de desempenho que permitem medir os resultados da organização.
Planejamento Estratégico
Conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. É uma área do planejamento institucional, que facilita a gestão de uma organização.
O Diagnóstico de Competência verifica os níveis de CHA das competências individuais dos servidores (do conhecimento, das habilidades e das atitudes) e estabelece a dimensão da competência.
A análise e a compatibilização dos resultados do Mapeamento e do Diagnóstico de Competências permitem a identificação das lacunas (gaps) de competência que devem ser preenchidas para o aprimoramento do desempenho individual.