Você está aqui: Página Inicial > Glossário > Capacitação

Capacitação

por leonardo.maia publicado 19/09/2016 15h18, última modificação 21/09/2016 14h46

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO

Toda e qualquer ação que tenha como objetivo a transmissão de conhecimento sobre a execução de atividades ou temas afetos ao desenvolvimento do trabalho, com o intuito de promover o desenvolvimento profissional, aperfeiçoar a execução de atividades ou implantar novas rotinas.

 

CAPACITAÇÃO

É um processo de aprendizagem em que fica explícito "para que", "como", "para quem" e "quando" fazer algo com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais.

Competências institucionais e individuais gerais

São as competências necessárias à instituição, percebidas pela sociedade, comuns a todos os servidores ou empregados da organização.

Desenvolvimento

Processo continuado que visa a ampliar os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos servidores, a fim de aprimorar seu desempenho funcional no cumprimento dos objetivos institucionais.

Capacitação traduz-se por preparar a pessoa para enfrentar as situações referentes à sua atividade, por meio da aplicação de conhecimentos, mas, com possibilidade de criar, resolver problemas, oferecer alternativas de melhorias e criar ambiente adequado. Capacitar quer dizer fornecer autonomia, criar autoconfiança e promover o desenvolvimento.

 

DURAÇÃO DO EVENTO

Quanto à duração, os eventos de capacitação podem ser:

I - De curta duração, com carga horária menor ou igual 88 horas;

II - De média duração, é o evento com carga horária superior a 88 e inferior a 360 horas ­aula; e

III - De longa duração, com carga horária igual ou superior ou 360 (trezentos e sessenta) horas.

 

EDUCAÇÃO CONTINUADA

É a oferta regular de cursos para o aprimoramento profissional, ao longo da vida funcional e pessoal do servidor.

O processo de aprendizagem da Educação Continuada pode adquirir formatos diversos, como por exemplo, workshops, seminários, conferências, cursos de curto prazo, cursos online à distância e etc. Portanto, não há um formato ou duração específica para um programa de Educação Continuada, que pode ter prazo tanto de um final de semana, como de um semestre.

 

GESTÃO DO CONHECIMENTO

É o conjunto de práticas organizacionais relacionados à geração, captura e disseminação de informações e conhecimentos de conteúdo relevante para a melhoria das ações do MAPA.

 

TIPOS DE EVENTOS DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR

São ações que contribuem para o desenvolvimento do servidor e que atendem aos interesses do MAPA, consideradas as seguintes modalidades:

Desenvolvimento

Processo que visa à exploração dos potenciais e talentos do indivíduo, bem como a potencialização das suas competências, tendo em vista resultados operacionais eficazes.

Aprendizagem em Serviço: capacitação desenvolvida no próprio local de trabalho, sob a orientação de um supervisor, da chefia imediata ou de um servidor lotado na unidade.

Capacitação com Ônus limitado: ação de capacitação em que o pagamento de taxa de inscrição e matrícula são dispensados. O ônus é limitado pois, em que pese a ausência do servidor de seu posto de trabalho ou paralisação das atividades para participação na capacitação, não há suspensão de pagamento da remuneração.

Congresso: ação que objetiva reunir profissionais com formação e interesses comuns ou afins para a discussão de temas previamente selecionados.

Curso: ação presencial ou à distância voltada ao ensino de conteúdos de cunho predominantemente cognitivos.

Estágio: capacitação realizada na própria instituição, em local de trabalho diverso da lotação do servidor, com objetivo e duração pré-definidos.

Evento de disseminação de conteúdo: evento que se destina a servidores de uma área ou unidade de exercício específica, em que um servidor previamente capacitado para a execução de um conjunto de atividades ou sobre tema determinado repassa esse conhecimento de forma sistematizada a um grupo de servidores. Para que o evento seja classificado como disseminação de conteúdo, o servidor responsável pelo repasse do conhecimento deve ter assumido o compromisso de disseminar o conteúdo, e a ação deve fazer parte da rotina da área ou unidade de lotação.

Evento Externo: é o evento totalmente promovido e organizado por outra instituição que não o MAPA ou a ENAGRO.

Evento Interno: tem conteúdo programático definido pelo MAPA e é executado por educadores internos ou por instituição pública ou privada, ou ainda por profissionais liberais, e é realizado com recursos próprios ou em regime de cooperação com outras instituições, nas dependências da ENAGRO ou de instituições parceiras.

Grupos Formais de Estudo: capacitação desenvolvida por grupo de servidores, constituído por tempo determinado, para análise e discussão de tema específico e relevante.

Missão Técnica de Capacitação: visita técnica a instituições públicas ou privadas, no país ou no exterior, feita em grupo ou isoladamente, que visa à obtenção de conhecimentos técnicos ou científicos aplicados.

Oficina de Trabalho ou Workshop: ação destinada à abordagem de tema específico e elaboração conjunta de trabalho sobre o tema discutido.

Palestra: ação de curta duração, de caráter motivacional ou com o objetivo de abordar tema da atualidade.

Seminário: ação que objetiva discussão de tema específico entre participantes que sobre ele já possuam algum conhecimento.

Treinamento: ação presencial voltada ao desenvolvimento de habilidades predominantemente motoras e o aprendizado de atividades operacionais, sem dispensar a parte cognitiva.

Treinamento em Serviço: espécie de capacitação, em que um servidor que detenha conhecimento sobre determinada atividade, cuja atribuição é de sua área de lotação ou exercício, transmite seu conhecimento a outrem, de forma sistematizada, no momento da execução da própria atividade.