Trilhas de Aprendizagem
COMPETÊNCIA
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores ou empregados requeridos, visando ao alcance dos objetivos da instituição.
Desempenho
Ação ou efeito de desempenhar (-se); Cumprimento de obrigação ou de promessa; execução.
CURSOS PRESENCIAIS
São uma forma de aprendizagem planejada e coletiva que versam sobre um determinado tema. A participação do servidor está condicionada à sua inscrição no site. Os cursos serão programados levando-se em conta as prioridades do MAPA e as demandas solicitadas à Escola Nacional de Gestão Agropecuária - ENAGRO, possuindo regras e um processo de certificação formal.
CURSOS ONLINE
São cursos que sugerem o autodesenvolvimento e que permitem ao servidor escolher o melhor momento de acessar seus conteúdos e concluir seu aprendizado. Podem ou não apresentar uma avaliação ao serem finalizados.
DOMÍNIOS OU EIXOS TEMÁTICOS
São áreas de conhecimento sobre as quais o MAPA, em razão de sua estratégia e da área em que atua, possui interesse especial. Expressam os campos de conhecimento relevantes ao desenvolvimento da Missão, Visão de Futuro e Valores do Ministério.
ESTUDOS DE CASO
Essa é uma modalidade on-line de autodesenvolvimento que está relacionada a uma competência mapeada e consiste na análise de situações de rotina e sua solução.
FERRAMENTAS DE CRIAÇÃO COLETIVA
Corresponde a um conjunto de conteúdos de autoaprendizagem em ambiente virtual que incluem tutoria, Fóruns de discussão, sala de bate-papo e outras soluções relacionadas à Trilha de Aprendizagem e sua área de conhecimento. As ofertas estarão condicionadas às demandas feitas à Escola de Gestão da Agricultura.
GRADES DE TREINAMENTO
São ações de aprendizagem restritas a cursos formais e vinculadas ao desempenho de um cargo específico, às quais devem ser submetidos, como obrigatoriedade, todos os empregados que desempenham certa função ou que aspiram determinada posição na organização.
LACUNA/GAP DE COMPETÊNCIA:
Discrepância entre as competências já adquiridas e aquelas necessárias para o melhor desempenho dos cargos e funções, visando à consecução dos objetivos organizacionais.
Discrepância
Característica daquilo que discrepa; desigualdade, diferença, discordância.
MAPA DE OPORTUNIDADES
Soluções/opções de aprendizagem sugeridas e disponibilizadas pela Escola Nacional de Gestão do Agronegócio - ENAGRO que são adaptáveis a situações diversas e valorizadas como promotoras de aprendizagem que serão utilizadas pelo servidor para a construção de sua Trilha.
MAPEAMENTO E DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS
O Mapeamento de Competências identifica as competências técnicas, comportamentais e atitudinais necessárias à excelência de desempenho de cada cargo ou função das áreas de atuação para o atingimento dos Objetivos Estratégicos da organização.
Objetivos Estratégicos
Resultados que a organização pretende atingir que se constituem base do seu Planejamento Estratégico que, por sua vez, norteiam as estratégias específicas. São enunciados como alvos precisos e focalizam indicadores de desempenho que permitem medir os resultados da organização.
Planejamento Estratégico
Conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. É uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa.
O Diagnóstico de Competência verifica os níveis de CHA das competências individuais dos servidores (do conhecimento, das habilidades e das atitudes), estabelece a dimensão da competência.
A análise e a compatibilização dos resultados do Mapeamento e do Diagnóstico de Competências permitem a identificação das lacunas (gaps) de competência que devem ser preenchidas para o aprimoramento do desempenho individual.
PLANO DE AÇÃO
É o primeiro item a ser trabalhado pelo servidor no sistema de capacitação/desenvolvimento do MAPA. É o resultado do processo de avaliação de suas necessidades de desenvolvimento de competências através da reflexão sobre o seu desempenho no trabalho e o que é imprescindível para seu aperfeiçoamento.
PONTOS DE PASSAGEM ESSENCIAIS
Cursos específicos de cada área, Atividades de ambientação, Leitura de manuais que descrevem a rotina do setor, dentre outros.
RECURSOS DE APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA
São materiais instrucionais (Livros, Artigos, Vídeos, Palestras Online, Manuais e Procedimentos) que representam recursos de aprendizagem autodirigida utilizados para reforçar o conhecimento e a reflexão dos servidores que podem ser acessados pela internet ou disponibilizados pela Biblioteca do MAPA ou de outras organizações, para apoiar o desenvolvimento das competências do servidor.
SOLUÇÕES/OPÇÕES DE APRENDIZAGEM
É o formato de aprendizagem previsto para cada trilha. A parte teórica da arquitetura instrucional, relacionada com as formas de aprendizagem utilizadas nas Trilhas.
Além de tradicionais modalidades de aprendizagem, como cursos presenciais, à distância e seminários, estão incluídas possibilidades de viagens de estudo, estágios, intercâmbios, leituras, filmes e outras alternativas que expressam a multiplicidade de formas de aprender.
De posse das opções de aprendizagem disponíveis, o servidor estabelecerá um caminho para desenvolver as competências necessárias ao seu desenvolvimento profissional que deverá estar alinhado às necessidades de desenvolvimento de competências do servidor com as diretrizes estabelecidas pelo gestor da área em conjunto com sua equipe.
TRILHAS DE APRENDIZAGEM
São caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional. Quando o profissional define um curso de ação para o seu crescimento profissional está, na prática, construindo uma trilha.
A trilha representa um caminho a ser percorrido pelo profissional que, tomando conhecimento dos recursos formativos à sua disposição, deseja aumentar as competências necessárias para um melhor desempenho profissional.
VISITAS TÉCNICAS
Envolvem o deslocamento dos servidores para desenvolvimento de novos conhecimentos e experiências práticas que serão aplicadas e incorporadas em seu trabalho. No seu retorno o servidor terá o compromisso de compartilhar sua vivência com a sua equipe propondo melhorias e verificando a possibilidade da aplicação dos novos Domínios de conhecimento.