Você está aqui: Página Inicial > Concurso e Seleção > Processo Seletivo para Adidos Agrícolas 2020

Processo Seletivo para Adidos Agrícolas 2020

por Wanessa Araruna de Medeiros Cabral publicado 13/10/2020 14h50, última modificação 08/11/2022 13h02

Processo Seletivo Interno para Adido Agrícola

 

Inscreva-se! Seja candidato a Adido Agrícola!

O Presidente da Comissão de Seleção instituída pela Portaria Interministerial MAPA/MRE nº 04, de 16 de outubro de 2020, no uso de suas atribuições, tornou público o Regulamento de Seleção de Candidatos a Adido Agrícola junto às Representações Diplomáticas Brasileiras no Exterior para seleção dos adidos que atuarão nos seguintes postos:

  • Embaixada do Brasil em Berlim, Alemanha;
  • Embaixada do Brasil em Camberra, Austrália;
  • Delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e outras organizações econômicas em Genebra, Suíça;
  • Embaixada do Brasil em Ottawa, Canadá;
  • Delegação do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas sediadas em Paris, França.


Fique atento: o prazo para as inscrições é de 28/10 a 02/11!

Acesse o regulamento e acompanhe a página oficial do processo seletivo:
https://www.enap.gov.br/pt/vagas/adidos-agricolas-mapa

ATENÇÃO!

Os candidatos deverão comprovar a proficiência no idioma inglês, com apresentação de certificados ou diplomas de testes oficiais reconhecidos internacionalmente (TOEIC, TOEFL, IELTS, ECCE e Cambridge) em nível avançado (mínimo correspondente a B2, de acordo com o Quadro comum europeu de referência para línguas);

Os comprovantes apresentados deverão atestar conhecimento para competências nas comunicações oral e escrita e na habilidade de compreensão da língua falada e redigida;

No caso dos certificados, TOEIC, TOEFL e IELTS, serão aceitos aqueles emitidos a partir de julho de 2015, independente de sua data de expiração;

No caso dos diplomas, ECCE e Cambridge (sem data de validade), estes serão aceitos independentemente da data de sua emissão;

Poderão ser aceitos comprovantes oficiais com as notas obtidas nos testes, desde que os mesmos atestem o nível mínimo de proficiência exigido.

 

 PUBLICAÇÕES

- Resultado final da pré-seleção

- Comunicado MAPA: convocação para etapa de entrevistas

- Resultado da Avaliação Comportamental

- Resultado da Redação discursiva

- Retificação da Avaliação Curricular

- Resultado da 1ª etapa da seleção de Adidos Agrícolas - Avaliação curricular: Lista de aprovados por posto.

- Regulamento do processo seletivo para candidatos a Adidos Agrícolas 2020. Publicado em 28 de outubro de 2020.

- Portaria Interministerial MAPA - MRE nº 4, de 16 de outubro de 2020: Institui a Comissão de Seleção que coordenará o processo de Seleção de Candidatos a Adido Agrícola junto às Representações Diplomáticas Brasileiras no Exterior. 

- Portaria nº 334, de 15 de outubro de 2020: Institui as diretrizes para a seleção de Adidos Agrícolas junto a Representações Diplomáticas Brasileiras no Exterior, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 - Decreto nº 10.519, de 14 de outubro de 2020: altera o Decreto nº 6.464, de 27 de maio de 2008, que dispõe sobre a designação e atuação de adidos agrícolas junto a missões diplomáticas brasileiras no exterior.

 - Decreto nº 6.464, de 27 de maio de 2018: dispõe sobre a designação e atuação de adidos agrícolas junto a missões diplomáticas brasileiras no exterior, e dá outras providências.

 

 SAIBA MAIS

 O cargo de Adido Agrícola representa:

Função que requer experiência e conhecimento das atividades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Adicionalmente, requer compreensão da forma e cultura de trabalho dos governos de outros países.

Cargo sênior, com designação pelo Presidente da República. Como tal, requer técnicos qualificados, com conhecimento e experiência das atividades do MAPA, da realidade agrícola brasileira e de negociações internacionais.

Atividade privativa de servidor público federal ou de empregado público das entidades vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

  

ANOS ANTERIORES

Clique aqui e saiba mais sobre o processo seletivo de 2019

Clique aqui e saiba mais sobre o processo seletivo de 2018

Clique aqui e saiba mais sobre o processo seletivo de 2017