A implantação da gestão por competências no MAPA, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), alinha-se à Política e das Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional (PNDP) e às recomendações dos Órgãos de Controle da Administração.
A Gestão por Competências tornou-se referencial para a gestão de pessoas no serviço público federal e foi instituída para cumprir os seguintes objetivos: melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados ao cidadão; desenvolvimento permanente do servidor público; adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições e racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.
O que é Mapear Competências?
É identificar as atribuições de cada unidade de uma organização e descrever os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes necessárias aos servidores para o desempenho de suas funções e o alcance dos objetivos institucionais.
Para que serve o Mapeamento?
O mapeamento de competências pode ser empregado para basear processos decisórios de vários subsistemas de Gestão de Pessoas. Pode nortear as necessidades de desenvolvimento e capacitação, o desenvolvimento de competências, os processos seletivos, o dimensionamento da força de trabalho, a avaliação de desempenho, a disseminação do conhecimento e muito mais.