Você está aqui: Página Inicial > Concurso e Seleção > Processo Seletivo para Adidos Agrícolas 2017

Processo Seletivo para Adidos Agrícolas 2017

por admin publicado 13/07/2017 15h49, última modificação 06/08/2019 17h08

EDITAL Nº 01, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016

 
O Presidente da Comissão de Seleção instituída pela Portaria Interministerial MAPA/MRE nº 235, de 04 de novembro de 2016, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de Processo Seletivo Interno para candidatos ao Quadro de Acesso ao cargo de Adido Agrícola junto às Missões Diplomáticas Brasileiras no Exterior, conforme o disposto no Decreto nº 6.464, de 27 de maio de 2008, e no "Regulamento e Critérios de Seleção de Candidatos a Postos de Adidos Agrícolas junto a Missões Diplomáticas Brasileiras no Exterior", aprovado pela Portaria MAPA nº 147, de 5 de agosto de 2016, e de seus Apêndices I e II, estabelecidos na Portaria MAPA nº 201, de 4 de outubro de 2016.
 

A inscrição será efetuada, exclusivamente, via internet, no período compreendido entre as 8 horas do dia 8 de dezembro de 2016 e 23h59min do dia 16 de dezembro de 2016, considerando o horário de Brasília-DF.

A data e os horários de realização das provas ou etapas, serão oportunamente confirmados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial da União e divulgado nos endereços eletrônicoshttp://enagro.agricultura.gov.br/adidos-agricola e www.esaf.fazenda.gov.br.

 

PÁGINA DE ACOMPANHAMENTO
  •  Consulta local de provas Objetiva e Discursiva
  • Resultado Individual da Avaliação Curricular
  • Notas Detalhadas
  • Apresentação de Recursos
ARQUIVOS
PUBLICAÇÕES
Edital SRI nº 07, de 21 de junho de 2017 Lista dos candidatos selecionados para as entrevistas, que  serão realizadas pela Comissão de Seleção, na Secretaria de Relações Internacionais - SRI/MAPA no período de 31/07 a 04/08
 Edital SRI nº 06, de 23 de junho de 2017 Abertura do processo seletivo para compor a lista tríplice dos candidatos ao posto de adido agrícola
Formulário para interposição de recurso contra os gabaritos da avaliação do 1º treinamento do quadro de acesso a adido agrícola
 Edital SRI nº 05, de 21 de junho de 2017 Resultado final da Avaliação do “1º Treinamento do Quadro de Acesso a Adidos Agrícola”
 Portaria nº 1031, de 11 de maio de 2017 Programa de Capacitação do Quadro de Acesso dos Candidatos aos Postos de Adidos Agrícolas - 1º Treinamento
 Edital SRI nº 04, de 21 de junho de 2017 Resultado da Avaliação Curricular dos servidores do MAPA que exerceram a atividade de que exerceram a atividade de Adido Agrícola
 Edital SRI nº 02, de 21 de junho de 2017 Convocação dos servidores do MAPA que exerceram a atividade de Adido Agrícola para apresentação de documentos para fins de pontuação no Quadro de Acesso ao cargo de Adido Agrícola
 Boletim de Pessoal nº 38/MAPA Resultado Final do Processo Seletivo Interno para Adido Agrícola
 Edital Esaf nº 30 de 20/03/2017 Resultado provisório da Prova Oral
 Comunicado Comunicado sobre o Teste de Personalidade

Edital ESAF n° 22, de 03 de março de 2017

Convocação para a Terceira e Quarta Etapas (Prova Oral e Avaliação Técnico-comportamental)

 Orientações

Orientações para a realização de Prova Oral e Avaliação Psicológica (técnico-comportamental)

 Grade de Correção

 Grade de Correção - Prova(s) Discursiva(s)

   Prova Objetiva

 Gabarito Definitivo

Modelo(s) de Prova(s) e Gabarito(s) definitivo(s)

 Edital Esaf nº 17 de 21/02/2017

Resultado definitivo da Prova Objetiva e resultado provisório da Prova Discursiva

 Comunicado

Recursos quanto ao resultado provisório da prova objetiva do
processo seletivo foi prorrogado até às 23h59min do dia 02/02/2017.

 Provas Objetiva e Discursiva

 Gabarito Prova Objetiva

 

Modelo(s) de Prova(s) e Gabarito(s) preliminar(es)

Edital Esaf nº 04, de 18/01/2017

Resultado Final da Primeira Etapa - Avaliação Curricular e  Convocação para realização das provas

 Orientações

Orientações sobre a Avaliação Curricular

 Resultado provisório da Avaliação Curricular

Resultado Provisório  da Primeira Etapa - Avaliação Curricular

word_ico.jpg Formulário Títulos Apêndice I

Faça o download do Formulário de Informações Curriculares Apêndice I

word_ico.jpg Formulário Declaração Apêndice II

Faça o download do Formulário para a Declaração Apêndice II

Cronograma provável

 Cronograma provável do processo seletivo

 Retificação

Edital nº 01

  Edital Mapa nº 01, de 29 de novembro de 2016

Edital de Abertura de Processo Seletivo Interno

 

COMUNICADOS

 Programação do Treinamento dos integrantes do quadro de acesso dos candidatos de Adido Agrícola


Inscrição no processo de seleção para compor a Lista Tríplice de que trata o edital SRI 06/2017.
 
Inscrição  para os postos de adidos agrícolas. Clique aqui.  

Acesso restrito aos Integrantes do Quadro de Acesso dos Candidatos aos Postos de Adidos Agrícolas.Para acessar o sistema utilize o login e senha de rede.

Comunicado aos integrantes das listas tríplices. Acesse aqui 

RETIFICAÇÃO - Comunicado aos Integrantes do Quadro de Acesso dos Candidatos aos postos de Adido Agrícola, selecionados para entrevista para compor Lista Tríplice. Acesse aqui 

Acesse aqui o Comunicado aos Integrantes do Quadro de Acesso dos Candidatos aos postos de Adido Agrícola, selecionados para entrevista para compor Lista Tríplice. 

Acesse aqui o resultado Final do Concurso de Remoção 2017.

Acesse aqui o cronograma  do processo de seleção definido  no Edital SRI 06/2017. 

Acesse aqui - Comunicado aos integrantes do quadro de acesso dos candidatos aos postos de adido agrícola.

Processo seletivo interno dos candidatos a Adido Agrícola


Processo Seletivo para o quadro de Acesso ao Cargo de Adido Agrícola.

Os candidatos que se inscreveram para o "Processo Seletivo para o quadro de Acesso ao Cargo de Adido Agrícola" devem acessar o site da ESAF, para verificar Recursos quanto ao resultado provisório da prova objetiva do processo seletivo e sua prorrogação até às 23h59min do dia 02/02/2017.

http://www.esaf.fazenda.gov.br/

Alteração no Cronograma - Seleção de Adidos Agrícolas

COMUNICAMOS ALTERAÇÂO NO CRONOGRAMA PROVÁVEL DA SELEÇÃO DOS ADIDOS.

Acesse aqui  o Cronograma Provável


Alteração no Cronograma
 - Seleção de Adidos Agrícolas
COMUNICAMOS ALTERAÇÂO NO CRONOGRAMA PROVÁVEL DA SELEÇÃO DOS ADIDOS.

Acesse aqui  o Cronograma Provável

 
 

Comunicado: Processo Seletivo para o quadro de Acesso ao Cargo de Adido Agrícola.

Os candidatos que se inscreveram para o "Processo Seletivo para o quadro de Acesso ao Cargo de Adido Agrícola" devem acessar o site da ESAF, para verificar Recursos quanto ao resultado provisório da prova objetiva do processo seletivo e sua prorrogação até às 23h59min do dia 02/02/2017.

http://www.esaf.fazenda.gov.br/

  

QUADRO DE ACESSO AO CARGO DE ADIDO AGRÍCOLA

 
Prepare-se e Participe! Seja candidato ao Quadro de Acesso! Há uma vaga a ser ocupada por você. Somente sendo integrante do Quadro de Acesso, você poderá participar das Listas Tríplices e ser designado Adido Agrícola. 

A estratégica função de adido agrícola, criada em 2008 pelo Decreto nº 6.464, de 27 de maio de 2008, é relativamente recente no Brasil e foi implementada com a designação dos primeiros 8 (oito) adidos agrícolas do Brasil em 2010.

Atualmente o Brasil pode manter, junto a representações diplomáticas no exterior, até 25 (vinte e cinco) adidos agrícolas (Art. 4º do Decreto nº 6.464, de 2008). 

Importante destacar que o cargo de Adido Agrícola é:

- Função que requer experiência e conhecimento das atividades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Além disso, adicionalmente, requer compreensão da forma e cultura de trabalho dos governos de outros países;

- Cargo sênior, com designação pelo Presidente da República, e como tal requer técnicos qualificados, com conhecimento e experiência das atividades do MAPA, do Agronegócio e de negociações internacionais e,

- Atividade privativa de servidor público federal ocupante de cargo efetivo do quadro de pessoal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Com o novo Regulamento e Critérios de Seleção de Candidatos a Postos de Adidos Agrícolas junto a Missões Diplomáticas Brasileiras no Exterior (Portarias nº 147, de 5 de agosto de 2016 e Nº 148, de 8 de agosto de 2016) foi institucionalizado o Quadro de Acesso de candidatos ao cargo de Adido Agrícola.  

O Quadro de Acesso é um cadastro de reserva permanente de profissionais aptos que estarão em constante evolução na qualificação profissional, e que tem por objetivo trabalhar com previsibilidade em caso de substituições intempestivas de adido em exercício. 

O limite de vagas para o Quadro de Acesso não será superior a três vezes o número autorizado de adidos, ou seja, até 75 (setenta e cinco) servidores do MAPA comporão o Quadro de Acesso.

A primeira seleção interna ocorrerá ainda neste semestre, procedimento que será repetido pelo menos a cada dois anos (§ 3º do Art. 6º da Portaria Nº 147/2016).  

A Secretaria de Relações Internacionais e a ENAGRO definirão plano de treinamento anual para os integrantes do Quadro de Acesso com objetivo de qualificar e preparar o colegiado para as atividades de competências do adido agrícola, com avaliação periódica e individual de cada participante. Os integrantes do Quadro de Acesso serão avaliados pelo desempenho obtido nos treinamentos.   

Acompanhe neste espaço as informações sobre o processo de seleção interna para o Quadro de Acesso, os treinamentos, a formação das listas tríplices e demais passos para chegar a Adido Agrícola.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A SELEÇÃO DO QUADRO DE ACESSO AO CARGO DE ADIDOS AGRÍCOLAS JUNTO ÀS MISSÕES DIPLOMÁTICAS BRASILEIRAS NO EXTERIOR:

 

A.1 - PROVAS DISCURSIVA E OBJETIVA EM CONHECIMENTOS DE TEMAS RELACIONADOS AO AGRONEGÓCIO, QUE VALERÃO NO MÁXIMO 8 (OITO) PONTOS.

1 - DECRETO No 1.355, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1994 - Anexo 1A: Acordo sobre Agricultura e Anexo 1A: Acordo sobre Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias.

2 - Intercâmbio Comercial do Agronegócio (10ª Edição) - Clique aqui

3 - Balança Comercial - Série Histórica (1989-2015) - Clique aqui

4 - Brazilian Agribusiness Overview. FGV 2015 - Clique aqui

5 - ACORDO TRIPS  - Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados a Comercio.

6 - ACORDO DE PARIS - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

7 - PLANO ABC - Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudança Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura.

8 - ACORDO DE BALI - Acordo de Facilitação de Comercio da OMC.


A.2 - PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS DE TEMAS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES DE ADIDO AGRÍCOLA, QUE VALERÁ NO MÁXIMO 15 (QUINZE) PONTOS.

1 - DECRETO Nº 6.464, DE 27 DE MAIO DE 2008 - Dispõe sobre a designação e atuação de adidos agrícolas junto a missões diplomáticas brasileiras no exterior, e dá outras providências.

2 - DECRETO Nº 8.852, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016 - Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos cargos em comissão e das funções de confiança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e altera o Decreto nº 5.069, de 5 de maio de 2004, que dispõe sobre o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca. 

3 - PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 235, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2016 - Estabelece, no âmbito dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -MAPA e das Relações Exteriores - MRE, normas, diretrizes e procedimentos para a seleção, a designação e a atuação dos adidos agrícolas junto às missões diplomáticas brasileiras no exterior, na forma como dispõe o Decreto nº 6.464, de 27 de maio de 2008.

 4 -  Lei Nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991- Lei Agrícola.

5 - Decreto Nº 5.741, de 30 de março de 2006 - Regulamenta os arts. 27-A, 28-A e 29-A da Lei Nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, e dá outras providências.

 6 - Exemplos de Atuação dos Adidos:

a - Relatório de Atividades do Adido Agrícola em Moscou (2010-2014);

b - Relatório de Atividades do Adido Agrícola na Missão do Brasil em Bruxelas (2010-2014); e 

c -  Relatório de atividades do Adido Agrícola em Tóquio (2010-2014).