Você está aqui: Página Inicial > Eventos de capacitação > Orçamento, Finanças Públicas, Bens Públicos e Patrimônio

Orçamento, Finanças Públicas, Bens Públicos e Patrimônio

por Wanessa Araruna de Medeiros Cabral publicado 02/07/2018 16h13, última modificação 22/08/2018 18h32

banner orçamento.jpg

Trilha – Gestão Orçamentária e Financeira:

Público-alvo: Superintendentes Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e seus substitutos legais.

Ao final da trilha o Gestor estará apto a:

  • Prever, planejar e executar as atividades orçamentárias e financeiras, garantindo a consecução dos objetivos constantes do Plano Operativo Anual;
  • Gerenciar as programações orçamentárias bem como as execuções das programações físicas das ações específicas de suas atividades, conforme o plano operativo anual; e
  • Gerenciar despesas, conforme disposição da Lei de Responsabilidade Fiscal e princípios administrativos;
  • Realizar os atos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial relativos aos créditos orçamentários disponibilizados, por meio da autorização e homologação de licitações, ratificação de dispensas e irregularidades; e
  • Recomendar a suspensão da transferência de recursos financeiros para órgãos e entidades conveniados, bem assim aos executores de parcerias, tendo em vista os resultados das auditorias técnico-fiscais, administrativas e financeiras realizadas.

 

Conteúdo programático: 

Básico

MODALIDADE TÍTULO CARGA HORÁRIA
infografico-à distância.jpg

Educação Fiscal: Estado e Tributação (curso 1)

Contribuir para a construção de uma concepção de cidadania fiscal, fundada nos preceitos constitucionais dentro da perspectiva do modelo de Estado Democrático de Direito.

 

40H

infografico-à distância.jpg

Educação Fiscal: Orçamento e Coesão Social (curso 2)

Proporcionar conhecimento relativos aos aspectos fiscais da atuação do governo, a partir da compreensão dos elementos essenciais da gestão orçamentária pública.

 

40H

infografico-à distância.jpg

Cidadania Fiscal: Uma Receita para o Brasil

Divulgar os fundamentos da Educação Fiscal, no âmbito do Programa Nacional de Educação Fiscal, para o efetivo exercício da cidadania, visando o aprimoramento da relação participativa e consciente entre Estado e cidadão e a defesa permanente das garantias constitucionais.

 

20H

infografico-à distância.jpg

Gestão Orçamentária e Financeira

Descreve como se dá a integração entre o planejamento governamental e o orçamento público, além de caracterizar a Lei Orçamentária Anual - LOA nos níveis federal, estadual e municipal. 

 

20H

 

Intermediário

MODALIDADE TÍTULO CARGA HORÁRIA
infografico-à distância.jpg

Federalismo e Federalismo Fiscal no Brasil

Conheça as principais características do Federalismo em âmbito geral, sobretudo no Brasil, e entenda a repartição de competências entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como os mecanismos de gestão fiscal desses entes.

 

25H

 

Material complementar

MODALIDADE TÍTULO

infografico-leitura.jpg

Gestão orçamentária pública Coletânea de legislação

As obras de legislação do Senado Federal visam a permitir o acesso do cidadão à legislação em vigor relativa a temas específicos de interesse público. Tais coletâneas incluem dispositivos constitucionais, códigos ou leis principais sobre o tema, além de normas correlatas e acordos internacionais relevantes, a depender do assunto. Por meio de compilação atualizada e fidedigna, apresenta-se ao leitor um painel consistente para estudo e consulta.

infografico-leitura.jpg

Manual Técnico de Orçamento (MTO)  - 2018

O Manual Técnico de Orçamento - MTO é um instrumento de apoio aos processos orçamentários da União. Conforme proposição da Secretaria de Orçamento Federal - SOF, o MTO será editado, anualmente, no início do processo de elaboração da proposta orçamentária. Desde 2006, o MTO está disponível em meio eletrônico, permitindo maior agilidade nas atualizações decorrentes de modificações nos processos orçamentários e na legislação aplicada.

infografico-leitura.jpg

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)

Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), adequado aos dispositivos legais vigentes, às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP), aos padrões internacionais de Contabilidade do Setor Público e às regras e procedimentos de Estatísticas de Finanças Públicas reconhecidas por organismos internacionais.

infografico-leitura.jpg

Manual de Contabilidade Aplicada no Setor Público

A STN editou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), com abrangência nacional, que permitem e regulamentam o registro da aprovação e execução do orçamento, resgatam o objeto da contabilidade – o patrimônio, e buscam a convergência aos padrões internacionais, tendo sempre em vista a legislação nacional vigente e os princípios da ciência contábil.