Você está aqui: Página Inicial > Serviços > Canal do Servidor > Modelos e Manuais

Modelos e Manuais

A identidade de uma instituição é um de seus maiores patrimônios. Por isso, somos responsáveis por zelar e por preservar a imagem do Mapa ao nos relacionarmos com cidadãos, empresas e entidades seja dentro ou fora do Brasil.

Aqui você encontra os modelos e padrões oficiais do Mapa para assinatura do e-mail corporativo, apresentação em PowerPoint, certificado, convite, ofício e memorando. Para ter acesso aos documentos, basta clicar nos respectivos links.

A SECOM determinou, por meio do Ofício Circular nº 13/2023, que TODAS as comunicações publicitárias institucionais, de utilidade pública e mercadológica, que ainda utilizam marcas de gestões anteriores devem ser interrompidas imediatamente. Portanto, a Assessoria Especial de Comunicação Social - AECS informa que os arquivos atualizados da marca de governo já se encontram disponíveis abaixo, bem como modelos de apresentação, capas para relatórios e demais peças para uso direto. Orientamos a todo o Ministério que atualizem o mais rápido possível todos os materiais, páginas e sistemas que ainda apresentem marcas antigas. Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail publicidade@agro.gov.br

Marca institucional

Pasta compartilhada com versões da marca

A Marca deve ser utilizada em todo material de divulgação do órgão. No caso de dúvidas sobre sua aplicação, o Coordenação de publicidade da Assessoria Especial de Comunicação Social deverá ser contatado, por meio do email 

Documentos Oficiais

O Mapa orienta os servidores a seguirem os modelos e orientações constantes do Manual de Redação da Presidência da República.

Modelo Ofício

Conforme constante na página 27 do Manual de Redação da Presidência, o Ofício unificou também os expedientes Aviso e Memorando.

Capa/Contracapa

Modelo padrão de Capa/Contracapa

Para o caso de documentos que necessitem de encadernação, o Mapa disponibiliza modelo padrão para impressão de capa e contracapa.

Cartão de Visita

Modelo (Português/Inglês)

Nos cartões de visita institucionais, poderão constar apenas o nome e cargo do agente público, nome do órgão ou entidade pública, endereços, e-mails e telefones institucionais, conforme deternimado pela Instrução normativa n° 9/2012.

Compartilhamento Digital de Contato

Modelo (Português/ inglês)

Nova forma de compartilhamento de contato, para quem não pode ou não deseja carregar o modelo tradicional de cartão de visita. Trata-se de modelo institucional para compartilhamento de contato por meio de QR Code, que deverá ser gerado externamente pelo interessado.

Apresentações

Apresentação  - modelo 

Apresentação - Modelo em inglês

Apresentação - modelo em espanhol

Uma apresentação visual é um instrumento de grande importância para guiar e complementar a fala do palestrante; delimitar o assunto; oferecer didática,  dinâmica e atratividade. Além disso, oferece ao público facilidade em acompanhar a estruturação do discurso. A apresentação desenvolvida dentro das características institucionais reforça e solidifica a imagem do Ministério. A utilização da imagem de fundo presente no modelo é opcional, ou seja, se o usuário desejar, basta apagá-la para trabalhar com o fundo branco.

Certificados / Convites

Modelo de Convites/ Certificados

O Mapa oferece e apoia uma série de capacitações técnicas. É muito importante que os certificados estejam adequados aos padrões oficiais para fortalecimento da imagem da instituição.

Prisma

Modelo do Prisma

Modelo do Prisma - Reduzido

O prisma é a identificação de um interlocutor em uma reunião/ evento/ mesa redonda com grande número de participantes. O arquivo permite a qualquer interessado o editar com facilidade. 

Assinatura de E-mail do Servidor

 Assinatura de e-mail

Para adequar e padronizar a assinatura de e-mail dos servidores, assessores, terceirizados e estagiários do Mapa, Deve ser seguido o modelo de assinatura eletrônica, atualizado pela Portaria Nº 157 em 24 de dezembro de 2010, publicada no Boletim de Pessoal Nº 36 de 31 de dezembro de 2010.

Fundo de tela - Reuniões digitais

Versão 1

Versão 2

Para uso em reuniões digitais em representação interna ou externa do Ministério.

Sinalização predial

Regras para aplicação do nome de uma unidade do mapa em suas instalações, seja na entrada, ou em um saguão, por exemplo.

Manual de aplicação e fonte

Brasão da República

Modelo Word Brasão

Uso dos símbolos nacionais em documentos oficiais (Ofício Circular nº 386/2021/SEI-MCOM)

Portal MAPA

Para abrir demandas para o portal (email: portal@agro.gov.br)

Como estruturar um conteúdo para o portal

Como solicitar a publicação de eventos

Como solicitar a publicação de vídeos

Orientações para Aplicativos GOV

Para gestores de conteúdo

Material para gestores de conteúdo do portal GOV (cursos, tutoriais, manuais)

Manual do Sistema Informatizado de Agendas do Governo Federal (e-Agendas)

Para desenvolvedores

Portaria 483, 28/08/2020 aprova o Manual de Diretrizes

Vídeos

Dicas e orientações para gravar vídeos pelo seu celular