Você está aqui: Página Inicial

Nesta página você pode acompanhar as principais medidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fortalecer a agropecuária brasileira nos primeiros 200 dias de governo. Confira aqui e nas nossas redes os resultados de algumas de nossas ações.

Tecnologia verde e bioeconomia

Entre as inovações lançadas nesses 200 dias, destacam-se o uso de tecnologia verde para controle de pragas, a partir da associação de extratos vegetais e biofertilizantes, e um sistema produtivo para o maracujá, que dispensa a adição de produtos químicos na lavoura. Grande produtor de frutas, o Brasil, via Embrapa, descobriu um composto feito de cera de carnaúba capaz de proteger, conservar e prolongar o tempo de vida de frutos como mamão, laranja, tangerina e tomate. Mais renda para os pequenos produtores do Nordeste, onde a carnaúba é produzida.

Pesquisas da Embrapa


Maracujá orgânico


Proteção para as frutas


Piscicultura

Na área da Aquicultura e Pesca, destacam-se a inclusão do setor no Plano Safra 2019/2020, com linhas de financiamento de custeio, comercialização, industrialização e investimento. Também foram destaques o desenvolvimento do Sistainha, nova ferramenta de monitoramento da safra da tainha para a temporada 2019 e a reformulação do Registro Geral da Atividade Pesqueira, que vai permitir a inclusão dos profissionais que pescam com protocolo desde 2015, ano em que o sistema foi suspenso por recomendação da CGU.

Controle da Pesca


Piscicultura no Plano Safra


Registro Geral da Atividade Pesqueira


Cadastro Ambiental e conservação

Foram adotadas medidas para facilitar a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Uma nova ferramenta de análise do Cadastro poderá ser aceita pelos proprietários de imóveis rurais com apenas um clique no sistema. E, para aperfeiçoar a comunicação com esses produtores, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou um aplicativo para dispositivos móveis. Com ele, será possível obter segunda via do recibo de inscrição do imóvel rural, acompanhar as etapas de inscrição e análise do cadastro, receber mensagens e atender às notificações do órgão competente, entre outros serviços.

Conservação em apenas um clique


CAR na palma da mão


Agricultura familiar e sustentabilidade

As cooperativas singulares que têm a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica conseguiram maior acesso aos programas de fomento governamentais, na medida em que foi reduzido o percentual de agricultores familiares que precisam estar inscritos em seus quadros (de 60% para 50% mais um). Além disso, foram lançados dois programas: o Brasil Mais Cooperativo, para o fortalecimento das cooperativas agropecuárias, e o Programa Bioeconomia Brasil, para valorizar e estruturar o trabalho de ribeirinhos e extrativistas que exploram os produtos da sociobiodiversidade, com grande impacto social.

Programa Brasil Mais Cooperativo


Declaração de Aptidão ao Pronaf


Bioeconomia Brasil - Sociobiodiversidade


Preços de produtos e doação de alimentos

A Conab fez a doação de 37 toneladas de alimentos, beneficiando 86,2 mil famílias indígenas e quilombolas, com distribuição de mais de 61 mil cestas de alimentos. Também foram enviadas 11 toneladas de leite em pó à Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima. Outra novidade foi o lançamento do aplicativo Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro), que disponibiliza dados sobre preços de produtos hortigranjeiros comercializados nas Ceasas de todo o Brasil.

Aplicativo Prohort


Doação de alimentos